Historia teste 2 periodo
No dia 12 de março o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, anunciou, pela primeira vez, o que viria a ser chamado de Doutrina Truman, num discurso no Congresso norte-americano. Com objetivo de ajudar os países mais frágeis do capitalismo na luta contra o imponente socialismo da União Soviética, da qual julgava-se estar a tentar se espalhar pelo Medio oriente, Truman expôs a sua visão de um mundo dividido em dois sistemas de opiniões diferentes; Um baseado na liberdade, o outro, na opressão. Aos americanos competiria ajuda a europa a renascer e ajuda-la a conter o comunismo.
Explica os antagonismos que marcaram a política de blocos.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, estabeleceu-se uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes polos: EUA e URSS. Formadas por ideais distintos, ambos os polos de poder tinham como principal meta a difusão de seus sistemas políticos e culturais no resto do mundo. Os EUA defendiam a política capitalista, argumentando ser ela a representação da democracia e da liberdade. Em contrapartida a URSS enfatizava o socialismo como resposta ao domínio burguês e solução dos problemas sociais. Sob a influência das duas doutrinas, o mundo foi dividido em dois blocos liderados por uma das superpotências: a Europa Ocidental recebeu forte influência cultural e económica americana; a maior parte da Ásia e o leste europeu, sob domínio soviético.
Saude e partido trabalhista
A superação das dificuldades implicou o aumento da intervenção do Estado nos planos económicos e socias e o nascimento do Estado-Providência ou seja do bem-estar social onde cada cidadão tem asseguradas as suas necessidades básicas desde a nascença ate a morte. Assim o estado-providência tinha como objetivo:
Reduzir a miséria e o mal-estar social contribuindo para uma repartição mais equitativa da riqueza;
Assegurar uma certa estabilidade à economia