Historia teoria e critica da arquitetura
1. A obra de Frank Lloyd Wright pode ser dividida em duas fases: na primeira delas, as edificações mais representativas são as chamadas Prairie Houses; da segunda fase, temos a Casa da Cascata e o Museu Guggenheim de Nova York. Cite as principais características de cada uma das fases de Wright.
2. Cite um projeto de Mies van der Rohe que exemplifique sua célebre frase “menos é mais” e explique por que.
3. Em sua publicação “Cinco pontos de uma nova arquitetura”, de 1926, Le Corbusier defende cinco elementos/características arquitetônicos. Cite e explique cada um dos cinco elementos propostos.
4. A arquitetura moderna pode ser dividida em duas vertentes: a organicista, que tem como um de seus representantes Frank Lloyd Wrigt; e a funcionalista, cujo representante principal é Le Corbusier, não obstante ter apresentado ao longo de sua carreira um certo dualismo conceitual – a necessidade de atender às exigências funcionais e o desejo de utilizar elementos para atingir os sentidos e nutrir o intelecto. Cite os princípios da arquitetura funcionalista e as propostas elaboradas por Le Corbusier visando alcançar tais princípios.
5. International Style é uma expressão utilizada para denotar a arquitetura produzida em todo o mundo na primeira metade do século XX. Descreva as características da arquitetura desta época.
6. A que se refere o termo Regionalismo Crítico? Em que contexto surgiu?
7. Descreva como a Arquitetura Moderna Brasileira foi influenciada e se assemelha à vertente funcionalista da Arquitetura Moderna e em que sentido ou características se diferencia desta, tornando-se singular em todo mundo.
8. Cite os movimentos arquitetônico ocorridos pós Arquitetura Moderna e exemplifique cada um deles com uma obra arquitetônica, citando o nome da obra e arquiteto(s) responsável(aveis).
9. Explique as seis tendências identificadas por Frampton (1997) na