HISTORIA SÃO JOSE DOS CAMPOS
Nomes recebidos: Aldeia do Rio Comprido, Aldeia de São José do Paraíba, Vila Nova de São José do Paraíba, Vila de São José do Sul. Em 1871, com o advento da Lei nº 47, ganhou o nome de São José dos Campos, em razão dos campos compreendidos pelo município.
Por que São José dos Campos foi fundada?: São José foi fundada no Vale do Rio Comprido, por ordem do padre José de Anchieta. Nascia a Aldeia de São José do Rio Comprido pela reunião de índios já catequizados, formando uma fazenda de gado. Mas o Vale do Rio Comprido não era bom para sediar aldeia de índios, pois não oferecia defesa contra os caçadores de índios que os escravizava nos engenhos de cana-de-açúcar. A topografia ali dava perfeita visão aos caçadores. Era preciso arranjar outro local. Os jesuítas arranjaram com o fidalgo João Luiz Mafra uma sesmaria de 4 léguas no planalto do centro atual da cidade, perto do Rio Paraíba. No local a defesa era fácil porque a aldeia ficava em ponto e tinha em seu redor o banhado lodoso, por onde os ataques seriam frustados. Nesse local tomou de Aldeia de São José do Paraíba.
Fundador: Há divergência entre os historiados, mas uma carta de Anchieta ao padre- mestre Diogo Laynez, preposto-geral, em 16 de abril de 1563, prova que o fundador foi realmente o Padre José de Anchieta.
Data de Fundação: ( elevada à categoria de Vila) - 27 de julho de 1767.
PATRIMÔNIO HISTORICO
Histórico
O território joseense foi inicialmente ocupado por uma fazenda de pecuária criada oficialmente a partir da concessão de sesmarias, por volta de 1590, a pedido de padres jesuítas. Essa fazenda localizava-se às margens do Rio Comprido, hoje divisa natural entre São José e Jacareí.
A classificação como fazenda de gado foi um artifício usado pelos jesuítas para ocultar dos bandeirantes uma missão catequetética.
A Lei de 10 de setembro de 1611 que regulamentava de aldeamentos de índios dispersos, administrados por