historia social da escola
PROFESSORA REGINA CÂNDIDA ELLERO GUALTIERI
RESUMO CRÍTICO DO TEXTO:
O QUE ACONTECEU COM OS PROFESSORES DE COR NO RIO?
KARINA CONSANI FERREIRA – RA 54800
MARISA NEVES SILVA BEGLEY – RA 92287
RITA FELICIANO – RA 94440
RIVANDA NASCIMENTO – RA 68838
ÍNDICE
SOBRE O TEXTO E O AUTOR
O texto “O que aconteceu com os professores de cor do Rio” está nas páginas 147 a 197 do livro “Diploma de Brancura” escrito por Jerry Davila.
Jerry Davila nasceu em Porto Rico, é historiador, professor associado da Universidade da Carolina do Norte em Charlotte. Já foi professor visitante na Universidade de São Paulo (USP) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
O livro é fruto da sua tese de doutorado, defendida na Brown University, sob a orientação de Thomas Skidmore. Em 2003, foi publicado nos Estados Unidos e, traduzido em 2005 no Brasil, mas a primeira publicação foi em 2006 (1ª edição em 2006). A proposta de Dávila é investigar a relação entre raça e políticas públicas na área educacional no Brasil entre o período da Primeira República e a Era Vargas (1917-1945). Para tal empreendimento, consultou uma ampla (e diversificada) quantidade de fontes: decretos, regulamentos, programas oficiais de ensino, censos demográficos, relatórios, jornais da grande imprensa, da imprensa negra paulista, revistas, boletins, memorialistas, cartas, depoimentos, fotografias, etc.
INTRODUÇÃO O tema principal deste texto trata sobre os processos históricos que levaram há uma redução gradual de professores afrodescendentes no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX até que no final das décadas de 1930 e 1940 eles praticamente não eram mais visíveis. Fotografias do período de 1911 a 1946 são utilizadas como fonte para ilustrar esse gradual branqueamento do quadro de professores.
O momento histórico em que se insere esta temática é partir de meados da República Velha até e principalmente