Historia- Renascimento
Índice
Introdução
Conceito
Humanismo
Racionalismo
Antropocentrismo
Arte
Ciência
Introdução
Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.
Conceito
Transformações culturais dos séculos XIV a XVI intimamente ligadas à expansão comercial, à reforma religiosa e ao absolutismo político. Foi o primeiro grande movimento cultural burguês dos tempos modernos, o Renascimento Cultural enfatizava uma cultura laica (não-eclesiástica), racional e científica, foi um movimento artístico-intelectual. Entretanto, embora tentasse sepultar os valores medievais, sobretudos os teocêntricos, apresentou um entrelaçamento dos novos e antigos valores.
Buscando subsídios na cultura greco-romana, o Renascimento Cultural foi a eclosão de manifestações artísticas, literárias, filosóficas e científicas do novo mundo urbano e burguês. Tendo inicio no século XV em Florença, a Renascença, se estendeu a Roma e Veneza e, a partir de 1500, ao resto da Europa, e assim buscava colocar o ser humano no centro de todos os interesses.
Humanismo
Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais. A revalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao