Historia python
Comecei a trabalhar no CWI no final de 1982, recém saído da universidade, como um programador do grupo ABC liderado por Lambert Meertens e Steven Pemberton. Depois de 4 ou 5 anos, o projeto ABC foi encerrado devido à óbvia falta de sucesso e eu fui para o grupo Amoeba liderado por Sape Mullender. Amoeba era um sistema distribuído baseado em microkernel desenvolvido conjuntamente pelo CWI e Vrije Universiteit de Amsterdam, sob liderança de Andrew Tanenbaum. Em 1991, Sape deixou o CWI para lecionar na Universidade de Twente e eu terminei no recentemente formado grupo de multimídia do CWI liderado por Dick Bulterman.
Python é um produto direto da minha experiência no CWI. Como explicarei depois, ABC me deu a inspiração crucial para Python, Amoeba a motivação imediata e o grupo de multimídia fomentou seu crescimento. Entretanto, pelo que eu sei, nenhum fundo no CWI foi oficialmente reservado para seu desenvolvimento. Em vez disso, Python meramente se desenvolveu como uma ferramenta importante tanto para o grupo Amoeba quanto para o grupo multimídia.
Minha motivação para a criação de Python foi a percepção da necessidade de uma linguagem de alto nível no projeto Amoeba. Percebi que o desenvolvimento de utilitários para administração de sistema em C estava tomando muito tempo. E fazê-los no shell Bourne não funcionaria por diversas