Historia Nietzsche
Em 5 de outubro de 1844 nasce na Alemanha Friedrich, que foi filólogo, filósofo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX.
De uma família protestante onde, o pai e os dois avôs eram pastores, cresceu praticamente direcionado para a mesma vocação. Durante esta fase dedicou-se a ler a bíblia.
Com os colegas ele fundou uma sociedade artística e literária, graças à qual esboçou seus primeiros poemas e produziu suas primeiras melodias.
Em 1864 foi estudar teologia e filosofia na universidade de Bonn, mas abandonou o primeiro para se dedicar ao segundo após ler schopenhaurer.
Em 1869 foi nomeado professor de Filologia na Universidade de Basiléia, assumindo assim a nacionalidade suíça.
Em 1870, Nietzsche serviu como enfermeiro voluntário na Guerra Franco-Prussiana. Esta experiência também serviu de matéria-prima para sua criação intelectual.
Em 1872 publicou o seu primeiro trabalho, “ O nascimento da tragédia pelo espírito da Música”.
Em 1879, com problemas em sua voz o obrigam a se distanciar do magistério.
Em 1883 foi a vez de “Assim falou Zarastruta” sua obra mais conhecida.
Em 1889 Nietzsche tem um surto de loucura, que o acompanha até sua morte. 25 de agosto de 1900.
Friedrich Nietzsche teve influência de: Heráclito, Platão, Montaigne, Spinoza, Kant, Goethe, Schiller, Schopenhauer, Heine, Emerson, Poe, Wagner, Dostoiévski.
Nietzsche influenciou grandes escritores do século XX, como o austríaco Rainer Maria Rilke, alemão Thomas Mann e os Franceses Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Paul Nizan, Henri Lefevre, Georges Bataille, Albert Camus, Andre Malraux, Maurice Blanchot, Gaston Bachelard, Gilles Deleuze, Jacques Derrida e Michel Foucault .
Sigmund Freud teve em Nietzsche um precursor. No entanto, não gostava de ler o filósofo. "Ele me bloqueia", admitiu Freud
Nietzsche, sem dúvida considerava o Cristianismo e o Budismo como "as duas religiões da decadência"
O mundo para Nietzsche não é ordem e racionalidade, mas desordem e