Historia Mundial Do Boxe
Enquanto que o uso dos punhos como arma em brigas de rua deve remontar aos primórdios da Humanidade, os mais antigos documentos evidenciando a prática de pugilismo como esporte tem entre 4 000 a 5 000 anos, e foram encontrados na Suméria ( civilização que desenvolveu-se na região do atual Iraq ) e Egito. Entre esses antigos documentos existem várias terracotas escavadas pelo arqueólogo Dr. E. A. Speiser em Sinkara e Khafaji - hoje em exposição no Museu do Iraq - e inúmeros afrescos funerários egípcios, como os que podemos visitar em Beni Hasan. São também muito variadas as regiões da Terra onde desde os mais remotos tempos se sabe da existência de técnicas pugilísticas.
Assim que existem, ou ao menos existiram, muitos estilos de pugilismo: o dos sumérios e babilônios, o egípcio, o minóico, o grego, o etrusco, o romano, o francês, o chinês, vários tipos de boxe indianos ( o boxe muki, o malla-yudha, etc ) etc, etc.
O boxe que nos interessará aqui: o boxe inglês
Por brevidade, nos limitaremos a tratar apenas da origem e evolução daquele pugilismo que hoje denotamos simplesmente por "boxe" e que, para sermos mais precisos, deveríamos chamar de "boxe inglês".
Geograficamente falando, a história do boxe inglês teve três grandes etapas: origens e desenvolvimentos iniciais: Inglaterra entre 1000 e 1850 dC centrado nos USA: de 1850 a 1920 difundido pelo resto do mundo: a partir de 1920, aproximadamente.
Existiram várias regras regendo as lutas de boxe
Ao longo dos tempos, o boxe inglês foi lutado sob três tipos de regras: as Regras de Broughton ( introduzidas em 1743 ), as Regras de Londres ( introduzidas em 1838 e modificadas em 1853 e 1866 ) e as Regras de Queensberry ( introduzidas em 1867 e que já sofreram várias alterações ).
Mas o que é realmente importante apontar desde já é que, conforme veremos adiante, essas regras influiram decisivamente nas técnicas de combate ( guarda adotada, socos preferidos, defesas usadas etc ), na