historia geral
2. Como era tratada a Política do “pão e circo” em Roma? A política do “pão e circo” em Roma foi à maneira que o imperador encontrou para distrair o povo, que em sua maioria era camponeses desempregados que migravam para a cidade, o imperador promovia lutas de gladiadores nos estádios e distribuía comida para todos, fazendo com que a população se distraísse e esquecesse os problemas e diminuindo as chances de revoltas.
5. Quais eram os motivos para se tornar um escravo na antiga sociedade romana? Para uma pessoa se tornar escravo na antiga sociedade romana ela precisava ser um prisioneiro de guerra ou um plebeu que não saldou uma divida.
7. Como se organizava a religiosidade dos povos egípcios e dos gregos na antiguidade? Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses, que habitavam o Olimpo. Para eles os deuses viviam como os homens, tinham a necessidade de alimento, seus sentimentos pareciam com os do homem. Não apresentavam dogmas de fé, mas sim sacrifícios ou ritos para agradar aos deuses e obter sua ajuda. Os egípcios também eram politeístas, mas para eles os deuses tinham em sua forma era parte humana e parte animal, cada cidade do antigo Egito tinha uma divindade protetora. Eles acreditavam na imortalidade da alma, por isso os ritos de mumificação.
UNIDADE II
1. Quais as principais características do Império Bizantino. As principais características do Império Bizantino foram a fusão de valores greco-romanos e orientais e a influência do cristianismo, já que em Constantinopla tiveram os primeiros concílios para a definição dos dogmas da Igreja Católica.
5. Explique o significado de suseranos e de vassalos. Suserano: era o senhor feudal, ele emprestava aos vassalos pedaços terras para viverem e parte do que eles produziam tinham que dar ao senhor feudal como forma de pagamento por sua proteção. Vassalos: eram camponeses que pediam abrigo ao senhor feudal, em troca deviam obediência a ele. Recebiam