Historia Engenharia Civil no Brasil
Turma V
Aluno: Marcelo Roriz dos Santos Junior
1 - Superficie terrestre é a representação da Terra tal qual ela se apresenta na realidade, ou seja, a forma como nos vemos e sem representação matemáticas.
Geoide é a representação por uma superfície fictícia definida pelo prolongamento do nível médio dos mares por sobre os continentes. Este modelo apresenta a superfície do terreno deformado em relação a sua forma e posição reais.
Elipsoide é a forma como uma figura geométrica gerada pela rotação de uma elipse em torno do eixo menor. É a figura matemática que imita a forma real da Terra.
2 - As técnicas utilizadas para o mapeamento evoluíram muito desde Erastóstenes (276194 a.c) mediu a circunferência da terra chegando bem perto dos 40.076 km reais.
Depois dele Anaximandro de mileto (610-546 a.c) representava o mundo como um circulo achatado onde estavam Europa, Ásia e África circundadas por um oceano. Foi ele quem primeiro sugeriu que a terra, por estar em igual distancia dos demais astros, flutuava no espaço sem nenhum tipo de suporte ou apoio. Depois dele, Pitágoras defendeu que a terra era esférica, observação que so seria aceita pelo meio cientifico depois da influencia de Aristóteles.
Hiparco (séc. 11 a.c) foi quem criou o sistema de coordenadas geográficas de latitude e longitude. Depois Ptolomeu, através da sua obra “geografia” calculou as coordenadas de mais de 8.000 mil lugares, deu dica de elaboração de mapas-mundi. Foi ele também que defendeu a teoria geocêntrica, ao afirmar que a Terra era um corpo fixo em torno da qual giravam os outros planetas. Os romanos preferiam mapas que representavam áreas menores, rota comercial e territórios. Com as navegações foram iniciados os trabalhos para mapear os novos continentes descobertos. Apos o descobrimento da América o holandês Gerard Mercator produziu o mapa-múndi que representava grande rotas em linhas retas. A partir do século 19 os técnicos de