Historia em quadrinhos
Quando o uso de animais como personagens começou, no início do século XX, as HQs culminaram. O primeiro a atrair fama foi o Gato Félix, primeiro personagem de quadrinhos que conseguia atrair público por si só. Entretanto, em 1928 um rival que deixaria o Gato Félix esquecido no passado foi criado: Mickey Mouse. O sucesso da criação de Walt Disney foi tanto que ele acabou virando o símbolo da Walt Disney Company.
A popularização das HQs foi rápida e gigantesca, porém ela veio a conhecer seu auge quando os super-heróis foram criados. É necessária a divisão em épocas para explicar melhor as influências que elas geraram e suas causas:
A era de ouro (1938-1956), marcou a criação e definição do arquétipo do super-herói. Principais HQs: Super-Homem (Action Comics); Batman (DC Comics); Capitão América (Marvel Comics); Capitão Marvel (Marvel Comics), MAD (EC Comics).
A era de prata (1956-1971), conhecida pelo significativo aprimoramento gráfico e popularização das HQs, principalmente no gênero de super-heróis. Principais HQs: Liga da Justiça (DC Comics) e Quarteto Fantástico (Marvel Comics).
A era de bronze (1971-1980), total dominação das HQs de super-heróis, as histórias começaram a abordar temas recorrentes da sociedade, como uso de drogas e poluição. Principais HQs: O Espetacular Homem-Aranha (Marvel Comics), X-Men (Marvel Comics).
A era moderna