Historia Economica
A Contabilidade foi criada para auxiliar as pessoas no controle de seus bens e de suas transações comerciais. O artigo visa mostrar a grande importância da contabilidade na gestão de uma empresa e como ferramenta fundamental para auxiliar os gestores na tomada de decisões. Também foi salientada, a necessidade dos dirigentes da empresa, possuírem algum conhecimento sobre a Contabilidade, no intuito de se precaverem quanto a prática de transações não permitidas, evitando assim, a incidência de penalidades.
Palavras-Chave: contabilidade, gerenciamento, tomada de decisões.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 A IMPORTÂCIA DA CONTABILIDADE NA TOMADA DE DECISÕES 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 Introdução
Com o objetivo de manter o controle sobre seus bens e transações comerciais, o homem sentiu a necessidade de desenvolver técnicas especificas para este fim. Essas técnicas eram conhecidas como a arte da escrituração mercantil. A contabilidade que já existia desde os primórdios, teve suas técnicas aperfeiçoadas, onde muitas são utilizadas ainda hoje. Segundo historiadores e estudiosos, a história da contabilidade de divide em quatro períodos:
Contabilidade do mundo antigo - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1.202 da era cristã. A contabilidade praticada pelo homem primitivo tinha como objeto, todo o patrimônio, como rebanho, escravos, metais e outros bens nos seus aspectos quantitativos. As primeiras técnicas eram usadas na contagem e agrupamento desses bens em itens da mesma espécie.
Contabilidade do mundo medieval – período que vai de 1202 da era cristã até 1494, muito importante na história da contabilidade. Este período ficou conhecido como a “Era Técnica”, devido a grandes invenções como o moinho de vento e, principalmente pelo crescimento e aperfeiçoamento da Contabilidade. Esse crescimento se deu em