Historia dos átomos
Neste trabalho vou falar um pouco sobre o átomo, explicar o que é, a sua constituíção e a sua evolução ao longo do tempo.
Dentro da evolução vou falar de três modelos, o modelo de Dalton, criado por John Dalton, em 1803, o modelo atómico de Thomson, criado por um cientista chamado Michael Faraday, entre 1813 e 1834 e o modelo atómico de Rutherford, em 1908.
Átomo
O átomo é a partícula mais pequena que caracteríza um elemento químico. Apresenta um núcleo com carga positiva (Z é a quantidade de potrões e E a carga elementar) que apresenta quase toda a sua massa e Z electrões que determina o seu tamanho.
O eléctrão e o protrão possuem a mesma carga, mas a mesma massa não. O protrão é 1836,11 vezes mais massivo que o eléctrão.
Constituíção do átomo
Elestrões: Têm carga electrica negativa e movem-se à volta do núcleo.
Segundo o modelo atómico de Bohr os electrões descrevem órbitas que correspondem a níveis de energia mais afastado do núcleo designam-se por electrões de valência. São estes que estão envolvidos nas reacções químicas.
Núcleo: Tem dimensões muito reduzidas. Contém quase a totalidade da massa do átomo.
No núclo atómico existem protrões (com carga eléctrica positiva) e neutrões (electricamente neutros). Ao conjunto dos protrões e dos neutrões caham-se nucleões.
Os átomos do mesmo elemento têm igual número de protrões. O número de neutrões pode variar.
Átomo: É electricamente neutro, isto é, o número de protrões é igual ao número de electrões.
Interacção atómica
Se tivermos dois átomos hipotéticos, cuja carga eléctrica seja neutra, presume-se que estes não se afectarão mutuamente por causa da neutralidade da força electromagnética entre si.
A carga negativa é externa, a carga positiva é interna, isto ocorre porque os electrões orbitam o núcleo.
Quando aproximamos dois átomos, mesmo estando em perfeita neutralidade interna, estes afastam-se.
Evolução histórica do átomo
Modelo de Dalton
John Dalton, em 1803,