Historia do volleybal
Volleyball é um desporto praticado num campo retangular dividido em duas partes por uma rede e é constituído por duas equipas de seis jogadores cada.
O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro do campo adversário, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.
História do Voleibol
O volleyball foi criado em 1895, em Massachussets, por William George Morgan (23 de janeiro de 1870 — 27 de dezembro de 1942), responsável pela disciplina de educação física no Colégio de Holyoke. O principal objetivo de William era a criação de um desporto sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões e também que pudesse ser praticado no Inverno.
Surgiu então o Mintonette inspirado no ténis, uma vez que este também utilizava uma rede a dividir o espaço de jogo, ao mesmo tempo que o jogo deveria ser jogado num recinto retangular, entre duas equipas separadas por uma rede, mantendo uma bola em movimento até que esta tocasse no solo, ou fosse batida para além dos limites do campo. O número de jogadores era ilimitado e tinha de ser igual para ambas as equipas. O sistema de rotação era já usado, para que todos jogadores pudessem servir.
A grande dificuldade era a escolha do tipo de bola para se utilizar, pois esta teria de ter grandes dimensões e pouco peso para se adaptar ao tipo de jogo que se havia idealizado. Como a bola de basquetebol era muito pesada, começou-se por utilizar a sua câmara, o que também se tornava demasiado leve. Foi então que a firma A. G. Spalding & Brothers criou uma bola idêntica à dos tempos atuais.
A primeira demonstração pública deste jogo foi realizada em 1896 no Springfield College, durante uma