Historia do Voleibol
Voleibol (chamado frequentemente no Brasil de vôlei e em Portugal de vôlei) é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB). O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
A primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Evolução do Esporte
Em tempos passados os objetivos e formas de se tratar a prática esportiva eram muitos diferentes da forma atual. Antigamente, os esportes se diferenciavam entre as classes sociais. Para o pessoal mais etilizado, o esporte era usado como distração para seus filhos, que tinham como grande parte de sua responsabilidade diária os estudos. Para a classe dos trabalhadores, os esportes e jogos populares eram formas de se ligar às raízes culturais. Certamente, a elite não via com bons olhos o esporte praticado pelos trabalhadores, dessa forma criou-se uma forma mais etilizada de se praticar esporte, distinguindo-se dos trabalhadores.
É certo de que tudo era muito novo para quem vivia nesses tempos. Grandes indústrias cresciam, impulsionavam o