Historia Do teatro em Portugal
História do teatro
A história do teatro confunde-se com a própria história da humanidade. A arte de representar encontra a sua origem nas situações vividas pelo próprio ser humano que, por religiosidade, louvor, prestígio, entretenimento, registo ou simplesmente pela pura expressão artística, apresenta os seus sentimentos de um modo muito parecido ao mundo real.
O teatro em Portugal foi por muitos anos utilizado como um meio de entretenimento. Com o passar dos tempos, o teatro tem sido substituído por formas mais tecnológicas. (exemplo: O DVD, cinema etc…)
Géneros Teatrais Utilizados em Portugal
Em Portugal existem vários géneros teatrais usados .
Alguns Exemplos:
Auto - Teve a sua origem na idade media por volta do séc. XII. Em Portugal, no séc. XVI, Gil Vicente é a grande expressão deste género dramático.
Drama - É um género onde o enredo se baseia principalmente em conflitos sentimentais, muitas vezes com um tema geral triste.
Comedia - É uma peça teatral que tem o propósito de fazer rir os espectadores, tanto pelas situações cómicas, pela caracterização de tipos e de costumes, quanto pelo absurdo da história. Baseia-se em algum episódio ou comportamento exagerado. Deve ser ao mesmo tempo engraçado e crítica, raramente enfoca as questões morais ou filosóficas, mas mostra o homem dentro de suas relações socias.
Personalidades Importantes
Gil Vicente: É considerado o fundador do teatro Português. (Séc. XVI)
Almeida Garrett: Foi um notável escritor e dramaturgo romântico, que fundou o conservatório geral de arte dramática. Edificou o Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e organizou a Inspeção Geral dos Teatros.
D. José (Rei De Portugal): Seguindo as instruções do seu pai, Inaugurou em Lisboa, no dia 2 de Abril de 1755, o Teatro Real do Paço da Ribeira (Atual Terreiro do Paço), mais conhecido por Opera do Tejo. Em 1755 era a Infraestrutura mais inovadora da época, mas devido ao terramoto de 1755 acabou por colapsar