Historia Do Symbiam
A Nokia entrou em cena com o SO Symbian como plataforma padrão para os aparelhos recém-lançados na Lina Nokia Nseries, que foram conhecidos como os primeiros smartphones da empresa. Sua primeira edição foi lançada em 1998 como o nome de Symbian 1, o Symbian 1 passou pelas versões 6.0 até a 9.5.
O Symbian foi lançado no primeiro aparelho smartphone em 2001 no modelo Nokia 9210 Communicator, o sistema Symbian não foi desenvolvido pela Nokia e sim por uma empresa terceirizada com isso outras empresas como a Ericsson e a Siemens também usufruíram do Symbian, Symbian 1 Esteve no mercado até meados de 2007 pois com a tecnologia avançando com conexões de dados mais rápidas, tela maiores com melhores resoluções depois disso passou por algumas atualizações chegando ao Symbian 2, porém o Symbian 2 foi usado apenas nos celulares japoneses não obtendo uma grande vitrine no mercado.
A Nokia voltou com Symbian 3 em 2010 já com varias mudanças e atualizações que o sistema precisava para se adequar a nova linha de smartphones que sugiram, o Symbian 3 já veio com suporte a telas touch, criação de menus mais simples entre outras novidades do SO. A Nokia já pensando em um possível estouro de vendas novamente igual aconteceu ao Symbian 1, assumiu a gestão por completa da plataforma, com isso o SO chegou as suas duas maiores atualizações sendo elas Anna e Belle, com isso passaram a se chamar e Nokia Anna e Nokia Belle, deixando de lado o nome Symbian, isto significava também que a Nokia iria com atualizações e repaginação por completa do sistema para receber todas as novidades que estavam sendo lançadas no mercado. Com todo seu update pronto e já no mercado viram a Nokia Belle ser o mais diferente de tudo que havia até o momento no mercado e na concorrência.
O Symbian tinha em suas duas principais vantagens o apoio de varias empresas, Nokia, Ericsson e a Siemens, sendo que somente a Nokia já tinha mais de 30% do mercado global de aparelhos celulares, alem de ser um