Historia do sus
Como uma das prioridades tinham o CEBES como um órgão democrático, recebendo todas as contribuições que atendam aos objetivos de uma Reforma Sanitária, que deve unificar os serviços de saúde, públicos e sem fins lucrativos e ampliando o acesso a serviços de saúde de qualidade.
Mesmo com uma sociedade tão desigual como a brasileira, foi possível implantar um sistema universal, calcado no princípio da saúde como direito social vinculado à cidadania, descentralizado e participativo.
Gramsci não toma o marxismo como doutrina abstrata, mas como método de análise concreta do real em suas diferentes determinações, desvenda suas contradições e reconhece que ela é constituída por mediações, processos e estruturas.Dois outros conceitos mostraram-se pertinentes na análise da RSB: revolução passiva e transformismo. O primeiro, referido a Vincenzo Cuoco por Gramsci, diz respeito às modificações ocorridas na Itália a partir das guerras napoleônicas, período conhecido como Risorgimento. Como conceito foi elaborado para analisar o movimento político dirigido à unificação nacional e à formação do Estado italiano, sendo acompanhado de outras expressões como "riscossa nacional" e "riscatto nacional": “todos expressam o conceito de retorno a um estado de coisas já havido no passado, ou de 'retomada' ofensiva (ricossa) das energias nacionais dispersas em torno de um núcleo militante e concentrado, ou de emancipação de um estado de servidão para retornar à primitiva autonomia (riscatto). o Estado desenvolvimentista brasileiro foi predominantemente autoritário. Assim, diante de uma sociedade considerada patriarcal e atrasada alguns autores reconheciam no Estado brasileiro o caráter de “Estado demiurgo”. “Se a sociedade é inocente, logo se depreende que o Estado se