historia do sus
-filas frequentes de pacientes nos serviços de saúde;
-falta de leitos hospitalares para atender a demanda da população;
-escassez de recursos financeiros, materiais e humanos para manter os serviços operando com eficiência;
-atraso no repasse dos pagamentos do Ministério de Saúde para serviços conveniados;
-baixos valores pagos pelo SUS aos diversos procedimentos médicos –hospitalares;
-aumento de incidência e o ressurgimento de diversas doenças transmissíveis;
-denúncia de abusos cometidos pelos planos privados e pelos seguros de saúde.
Como analisar e compreender toda esta complexa realidade do setor de saúde no país? Para que possamos analisar a realidade hoje existente é necessário conhecer os determinantes históricos envolvidos neste processo. Assim como nós somos frutos do nosso passado e da nossa história, o setor saúde também sofreu as influencias de todo o contexto político-social pelo o brasil passou ao longo do tempo.
Desde o descobrimento até a chegada do Império, a saúde limitava-se aos recursos da terra(plantas, ervas) e , aqueles que por conhecimento empíricos(curandeiros),desenvolviam as suas habilidades na arte de curar.
A vinda da família real ao Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder.
Em 1808, Dom João VI fundou na Bahia o Colégio Médico- Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador, fez necessário por haver apenas quatro médicos no pais, e o restante era constituído de Boticários.
No início desse século XX, a cidade do Rio de Janeiro apresentava um quadro sanitário caótico caracterizado pela presença de diversas doenças graves que acometiam à população, como a varíola, a malária, a febre amarela e posteriormente a peste, oque acabou gerando sérias consequências tanto