Historia do Shampoo
O primeiro tipo de detergente que se tornaria o atual shampoo, foi produzido na Alemanha em 1890. Apenas depois da Primeira Guerra Mundial ele começou a ser oferecido comercialmente como produto para limpeza de cabelos.
O nome, porém, nasceu na Inglaterra, influenciado pelo domínio do país sobre a Índia. A moda e a arte indianas estavam em voga. Shampoo veio do hindu champo, que significa "massagear" ou "amassar". Durante os estágios iniciais de concepção do champô, cabeleireiros ingleses aqueciam sabão em água com bicarbonato de sódio e adicionaram ervas para darem ao cabelo saúde e aroma.
Funções do Shampoo
O xampu é como remédio, somente será receitado por um profissional após o exame dos fios e do couro cabeludo.
O uso de produtos adequados garante fios mais saudáveis e bonitos.
A função básica de um xampu é remover a sujeira da haste do cabelo e do couro cabeludo.
Poderá também conter princípios ativos de tratamento.
O aparecimento de ardência, irritação, coceira, vermelhidão ou feridas após o uso de determinado xampu sinaliza a inadequação do mesmo.
O PH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6 e o PH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7.
Se o PH for maior que 7, as cutículas se abrirão mais. É o caso dos xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar.
No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o PH do xampu deverá ser ácido.
Nosso xampu contém geralmente detergentes aniônicos (cargas elétricas negativas) que abrem as escamas da cutícula para a limpeza.
Também é fundamental saber como a água que usamos para a lavagem foi tratada.
Aqui no Brasil é usado o cloro, o que determina que a concentração do tensoativo (detergente) no xampu seja em torno de 25%. Já na Europa e nos Estados Unidos, onde a água é tratada com cálcio e magnésio, essas concentrações vão de 50 a 75%.
O xampu deve atender às