Historia do serviço social
As Mulheres da Hull-House A mundialmente famosa Fundação Social Hull-House foi fundada em 18 de Setembro de 1889, na zona ocidental de Chicago, numa velha mansão.
Hosted Street, na época, era uma zona de cruzamento de culturas de todo o mundo, rua principal do comércio e uma comunidade onde se misturavam as indústrias, manufacturas, bairros apinhados e lojas de peles.
Nas décadas precedentes, a nova zona ocidental tinha sido o ponto de chegada e de encontro de diversos grupos étnicos que vinham para a cidade.
Irlandeses, Alemães e boémios foram os principais ocupantes. Por volta de 1880, novas vagas de imigrantes do Sul e Este da Europa apinhavam as vizinhanças. Italianos das províncias do Sul de Itália ocuparam a área oriental de Hosted Street enquanto Judeus do Leste, Russos, Polacos e Húngaros mudaram-se para a velha área de Maxwell Street, ao Sul.
Uma das características da cidade na última metade do século XIX era que a nova zona oriental era dramaticamente afectada pelos efeitos da industrialização e da emigração.
As fábricas espalhavam-se ao longo das margens do rio, alterando os padrões de trabalho da vizinhança, incrementando a congestão de gente, criando problemas sanitários graves à comunidade.
Jane Addams, que podemos ver à direita e Ellen Gates Starr à esquerda abriram a Hull House à comunidade acreditando que”...uma casa que fosse facilmente acessível, hospitaleira e tolerante seria, por si só, algo extremamente benéfico para Chicago e arredores...”
Tendo como padrão a língua Inglesa, a Hull House deveria ser um centro para actividades educacionais e filantrópicas e o ponto fulcral da Reforma Social da cidade.
Além destas necessidades objectivas, Jane Addams traçou um motivo subjectivo para o funcionamento da Fundação. Jane Addams pertenceu à primeira geração de mulheres que foi para a Universidade e ela viu a Fundação como o local para mulheres solteiras da classe média, como ela própria, poderem viver e