Historia Do Servi O Social
No inicio da historia do Serviço Social ele surge para garantir os interesses da burguesia, onde naquele momento ela estava sobre os domínios da igreja. Com passar dos anos o Serviço Social serve como mediador da classe burguesa, e da classe subalterna, para que os conflitos sejam amenizados.
O Serviço Social no Brasil foi uma profissão que começou a surgir em meados dos anos 20 e 30 com a influência da igreja católica européia. Nos anos 30 foi iniciado o processo de urbanização em nosso país e com ele ocorreram, as indústrias e as lutas reivindicatórias da classe trabalhadora na qual o interesse visava o lucro da burguesia.
O serviço social brasileiro recebeu a influência norte-americana nos anos 40 e 50. Onde surge a primeira escola do serviço Social em São Paulo no ano de 1963 e no Rio de Janeiro foi no ano 1973.
Silva (1995) afirma que desde o ano da criação das primeiras escolas de Serviço Social até 1945, são definidos três eixos para a formação profissional do assistente social são eles:
1 - Formação científica, no qual era necessário o conhecimento das disciplinas como Sociologia, Psicologia, Biologia, Filosofia, favorecendo ao educando uma visão holística do homem, ajudando-o a criar o hábito da objetividade;
2 - Formação técnica, cujo objetivo era preparar o educando quanto sua ação no combate aos males sociais; e a
3 - Formação moral e doutrinária, fazendo com que os princípios inerentes à profissão fossem absorvidos pelos alunos.
A expansão da economia norte-americana na América Latina resultou na admissão do Brasil pelo desenvolvimentismo que monopolizava a economia e a política, havendo influência norte-americana também no Serviço Social.
Foi no âmbito da influência norte-americana que importamos, progressivamente, os métodos de Serviço Social de Caso, Serviço Social de Grupo, Organização de Comunidade e, posteriormente, Desenvolvimento de Comunidade. (SILVA, 1995, p. 41)
Sabemos que o Serviço social de Caso