Historia do Reggae
O reggae teve seu inicio na Jamaica a partir da década de 1960, nos movimentos de Rastafari, o "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima. Mesmo sendo usado como uma forma geral para dizer sobre a musica da Jamaica, “reggae” é um termo mais específico para a musica originada do ska e do rocksteady.
O ritimo, a batida do reggae é caracterizada como com um tempo fraco/lento ou SKANK, é um estilo mais lento que o ska e mais rápido que o rocksteady. Seus compassos normalmente são acentuados na segunda e na quarta batida, com a guitarra servindo de base ou para enfatizar a terceira batida, ou para segurar o acorde da segunda até que o quarto seja tocado. É principalmente essa "terceira batida", sua velocidade e o uso de linhas de baixo complexas que diferencia o reggae do rocksteady, embora estilos posteriores tenham incorporado estas inovações de maneira independente.
O reggae é divido em subgêneros, em que este mais conhecido é o “reggae raiz“ ou “roots reggae” em que suas letras envolvem mais falar sobre Jah (Deus Rastafari), governo, protestos, opressão racial. Já no Brasil o reggae ficou mais na região norte, como no Maranhão, onde ate os dias atuais é o ritmo que “envolve” todos, principalmente na capital São Luis onde há grandes eventos ao ritmo de reggae.
O reggae tem como seu precursor Robert Nesta Marley, ou como o mundo inteiro o conhece BOB MARLEY. Bob era guitarrista, compositor e cantor, nascido em 11 de maio de 1945 na Jamaica. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas idéias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que o considerassem a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. No Brasil, os cantores mais conhecidos são Armandinho, Marcelo Falcão (O