Historia do Radio
(séc. XIX aos anos 30)
Estamos no ano 2000, após 77 anos de história do Rádio, no Brasil.
Vamos conhecer um pouco mais da trajetória do maior meio de comunicação de todos os tempos.
SÉC XIX
1864 James Maxwell lança a teoria que ondas eletromagnéticas povoavam o infinito em todas as direções e que eram atraídas pelo éter.
1887 O alemão Heinrich Hertz cria um aparelho que consistia em duas varas metálicas, que eram ligadas aos pólos de um gerador de alta tensão. Este dispositivo produzia correntes, que foram denominadas de "ondas hertzianas", viajando na mesma velocidade que a luz.
1892 O Brasil perde a chance de ficar com a patente de inventor do rádio. Foi um certo padre chamado, Roberto Landell de Moura, que conseguiu transmitir e receber a palavra humana. Com êxito em sua invenção o padre ao pedir a patente foi considerado um louco, até mesmo um "bruxo". Foi desacreditado em sua própria pátria.
1895 Guglielmo Marconi descobriu o príncipio do funcionamento da antena.
1896 Marconi consegue a patente de sua invenção, que por ironia é concedida ao padre Landell somente em 1900.
1899 Marconi consegue enviar uma mensagem de S.O.S. através do Atlântico, por mais de 140 Km. Assim estava concebida a radiotelegrafia. Uma curiosidade S.O.S. como sabemos é um código que simboliza o pedido de socorro. O significado desta expressão inglesa é: "Save our souls" ou "Salvem nossas almas" - esta é a origem de S.O.S.
SÉC XX
É o século que desenvolveu todos os meios de comunicação, com destaque para o Rádio.
1906 Reginald Fessenden faz a primeira transmissão de voz e do som de um fonógrafo.
1922 Em 2 de novembro surge a primeira emissora comercial no planeta, a WEAF, de Nova York.
A radiodifusão chega ao Brasil, em uma demosntração feita por americanos, durante as comemorações do Centenário da Independência.
1923 É feita a primeira transmissão de rádio em cadeia no mundo, envolvendo a