HISTORIA DO PÓLO AQUATICO
Existe pouca documentação sobre a origem do Pólo Aquático. A principal versão atribui a sua origem à prática do esporte nos rios e lagos da Inglaterra na metade do século XIX, como uma versão aquática do Rugby. No começo usava-se uma bola de borracha vulcanizada Indiana, conhecida com o nome de "pulu" que os ingleses pronunciavam pólo.Em 1870, para atrair mais espectadores às competições de natação a London Swimming Association estabeleceu as primeiras regras do Pólo Aquático para piscinas cobertas.
Os escoceses introduziram uma nova técnica, valorizando mais a velocidade da natação e dos passes ao estilo do futebol, nasce a baliza de 3m X 0,90m. Os jogadores passaram a conduzir e driblarcom a bola. A Hungria em 1889 adotou as regras dos escoceses, seguida por muitos outros países da Europa. Em 1900 o Pólo Aquático era tão popular que foi o primeiro esporte coletivo a competir nos Jogos Olímpicos.
No Brasil o pólo aquático surgiu no início do século XX. Flávio Vieira foi o responsável pela introdução do esporte nos clubes. No princípio o esporte teve grande aceitação no Rio de Janeiro com o Clube Regatas Botafogo, o Clube de Regatas Guanabara, o Clube de Regatas Vasco da Gama, a Natação e Regatas e o Clube de Regatas Flamengo Os jogos eram realizados na praia, com times formados por 11 jogadores com uniformes e sem tocas, ao estilo dos jogadores de futebol. A primeira partida de que se tem conhecimento foi disputada na praia de Santa Luzia em 1908, entre a Natação e Regatas e o C.R. Flamengo.
O Brasil participou das olimpíadas de 20, 32, 60, 64, 68 e 84. Na primeira, em 1920 na Antuérpia, foi eliminado na fase inicial. Em Los Angeles, 1932 ocorreu um triste episódio. A equipe brasileira foi desclassificada por agressão, e a partir daí, passou um longo período suspensa das competições internacionais, o que fez diminuir o interesse das pessoas pelo esporte. Só em 1946, quando o Brasil venceu o Sul-americano realizado no Rio de