Historia do Populismo no Brasil
O Populismo no Brasil vai de 1945 a 1964 mas teve origem na revolução de 1930. Getulio Vargas procurando popularidade, beneficiou os trabalhadores brasileiros com reformas trabalhistas.Com a criação das leis trabalhistas,o tempo de trabalho foi diminuído, e os trabalhadores não podiam receber menos que o permitido pelo governo, O salário Mínimo. Um governo populista, é onde a população adora o presidente, principalmente a população de baixa renda. A principal característica de um governo populista é a expansão da indústria e da economia capitalista.Em 1945 o presidente Getulio Vargas renunciou, mas o governo getulista teve continuidade.
O Governo De Dutra
Logo após a renúncia de Getúlio Vargas, o Governo Brasileiro ficou nas mãos do Ministro do Supremo Tribunal Federal, José Linhares. José Linhares convocou eleições para presidente no ultimo mês de 1945. Os candidatos que concorreram a presidência foram:
Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro de guerra durante o Estado Novo
Eduardo Gomes, ex-ativista do Movimento Tenentista.
Getúlio Vargas apontou Dutra para o povo brasileiro, dizendo que ele seria seu sucessor. Gaspar Dutra graças ao apoio de Vargas, foi eleito pelo povo Presidente do Brasil.No governo de Dutra , foi liberada a criação de novos partidos políticos.No entanto, dois anos depois o governo brasileiro temendo o avanço do comunismo no país, declarou ilegal o Partido Comunista.
O Retorno De Vargas Ao Poder
Getúlio Vargas, maior expoente do populismo no Brasil, retornou ao poder de forma legal, sucedendo o seu sucessor.A maior realização do novo Governo Vargas, foi a criação da Petrobras. Getulio Vargas era um populista nato, pelo seu carisma foi apelidado de Pai dos ricos e mãe dos pobres.Os partidários de Getúlio sabendo das ações que Carlos Lacerda seria capaz de fazer, decidiram atentar contra a vida dele.Foi planejado um atentado mal sucedido contra Carlos