historia do pensamento econômico
Petty...
11/09/14
Cantillon
É considerado o primeiro livro que contem uma visão integrada de sistema econômico na teoria econômica, o próximo seria A Riqueza das Nações. Tem como referência a sociabilidade capitalista. Tinha uma visão muito clara sobre a estrutura da sociedade. Baseado em classes sociais: proprietários de terra, capitalistas e trabalhadores assalariados.
Elemento chave: distrib de renda entre as classes sociais. Visão de sistema que ele tem: Sist moderno, pela existência da figura do klista.
Teoria da produção: parte do produto natural da terra. Por um lado, tem uma visão do produto como sendo agrícola e por outro lado a ideia de circulação.
1755 publicado em Frances. Há suspeita que o original tenha sido em inglês.
Ele começa com uma discussão sobre o que é riqueza, um pouco na linha de Petty, riqueza é a riqueza natural transformada pelo trabalho, tudo vem da terra. É uma visão de que o homem para sobreviver, transforma a natureza. Tudo é a natureza transforma.
A visão de Smith da ênfase ao trabalho, mas supera essa questão de mãe natureza.
Cantillon riqueza vem da natureza.
Propriedade da terra a terra é concentrada, uns tem outros não têm. Simplesmente admite o fato de que por alguma razão, a terra é concentrada. Admitindo a propriedade da terra, ele imediatamente penetra em uma caracterização da natureza, do excedente econômico na produção agrícola se a terra pertence a poucos, o que são esses poucos? Seja qual for a organização política, o proprietário vai ter que ceder terra para que os outros cultivem. Se ele faz isso, uma parte da terra vai ter que ser destinada a manutenção das pessoas em que nela trabalham, a subsistência. Sem isso, não haveria reprodutividade. Ele vê o sistema econômico como reprodutivo. Se pensarmos numa sociedade moderna, há o que cede a terra, quais são os outros? Os fazendei ros (klista do campo, que arrenda do proprietário da terra) podem contratar