Historia do pensamento economico
DATA: 27/03/2013
ALUNO: THIAGO DO BOMFIM DORNELAS
PROFESSORA: Mª FERNANDA
Questão: Comente a importância de M.C. Tavares para o pensamento econômico brasileiro.
Maria da Conceição Tavares é uma das principais referências do pensamento econômico brasileiro, que teve como maior destaque suas obras sobre a problemática do subdesenvolvimento de países, em principal do Brasil. Ela teve uma importância maior a parti dos anos 60, quando fazia parte da CEPAL, comissão que tentava explicar o motivo do atraso das economias latino americanos em relação as economias mais desenvolvidas a parti da visão histórico-cultural, e escreveu o livro sobre a problemática do subdesenvolvimento dos países com foco maior na política de substituição de importação que esses países estavam praticando por anos anteriores.
Essa obra veio no período em que a economia brasileira se encontrava em crise, após uma década de desenvolvimento e crescimento através do modelo de substituição de importações. Essa estagnação que se dava segundo Tavares, por que esse processo leva a economia, no primeiro momento, ao crescimento através do aumento do mercado interno, da renda e do emprego. Porém com a implantação do processo em setores que apresentam um uso mais intensivo da tecnologia acaba havendo uma escassez de mão-de-obra, pois o país não contava com uma mão-de-obra qualificada para trabalhar nesses setores, além da ampliação do consumo da forma que se esperava.
No caso brasileiro M. C. Tavares ainda investigou as peculiaridades do sistema financeiro do país que era considerado um obstáculo ao desenvolvimento do país, também explorou temas como a inflação que anos mais tarde ia se tornar o maior problema da economia brasileira.
Nas décadas de 80 e 90 ela compõe junto com outros renomados economistas a vertente social-desenvolvimentista. Já por cerca de 1985, verifica-se uma mudança de foco da mesmo que inicia reflexões no âmbito da economia política internacional,