Historia do pensamento economico
Fundamentos de Política Social
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o bem estar dos cidadãos, além de constituir um objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.
Debater a política social como política no âmbito da sociedade Capitalista e buscar resgatar seu caráter de classe social – ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.
Política
Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.
Assim, a política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensável a realização de um governo, tanto mais perfeito, quanto seja o desejo de conduzir o Estado ao cumprimento de suas precípuas finalidade, isto é, em melhor proveito dos governados.
A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado.
Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc, verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte daquele.
Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem estar da população;
Entretanto, analisados desta forma, estes conceitos perdem sua historicidade e, fundamentalmente, seu conteúdo de classe social;
O que determina as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, emana de uma concepção da relação indivíduo-sociedade