HISTORIA DO MOBILI RIO
RENASCENÇA FRANCESA
A França foi o primeiro país da Europa a adotar o Renascimento Italiano. Uma figura de grande influência no mobiliário renascentista francês foi Jacques Androuet Du Certeau que publicou uma coleção de desenhos de móveis, ricos em ornamentos antigos, volutas, guirlandas, grifos e outras figuras.
Desenho para berço ou cama de Aparador. Jacques I Androuet du Cerceau (1550).
O armoire era uma peça ricamente talhada com decoração clássica de estilo maneirista, ornamentado com incrustações de madeiras nobres.
Dressoir ou armoire
Outro móvel, com destaque neste período, foi à mesa com folhas deslizantes, inventada nos Países Baixos e foi muito popular na França e na Inglaterra.
Desenho para uma cama de Du Cerceau (1550).
A marcenaria seguia o estilo italiano com entalhes, marchetaria (técnica de ornamentar obras de marcenaria aplicando peças de madeira, metal, marfim, pedras, etc.) e incrustações de mármore, marfim e pedras semipreciosas. No século XVI com o Renascimento, a forma do mobiliário foi um pouco modificada, tais móveis aparecem com ornamentações esculpidas com figuras de medalhões e folhagens. O artista renascentista fazia à junção da madeira a partir do corte nas extremidades das duas peças em diagonais a um ângulo de 45°, criando assim um ângulo reto perfeito quando fossem juntas. Escondendo assim a junção, auxiliando além do encaixe de cola, alfinetes e pregos para reforçar a junção. Uma peça em destaque no estilo Renascentista pela suas formas foi uma pequena cadeira cujo assento era em forma de trapézio e o encosto estreito, chamada de Caquetoire, especifica para mulheres devido às saias.
O mobiliário do estilo Henrique IV - Luís XIII apresenta-se grandioso e com excesso de ornamento, já