historia do mackenzie
Em 1878 a Escola Americana recebeu a visita do imperador D. Pedro II, acompanhado de grande comitiva, que se entusiasmava com a pedagogia americana, porém não podia ajudar financeiramente pois o Brasil era um país católico e a escola americana era dirigida por um protestante
Advogado
Desde os 12 anos de idade lera nos jornais nova-ioquinos artigo em que o político brasileiro José Bonifácio de Andrade e Silva defendia a necessidade de se intensificar a instrução no Brasil.
Tinha o desejo de estudar Magistério e mudar-se para o Brasil a fim de lecionar. em 1880 – pouco antes de sua morte doou para a Igreja Presbiteriana norte-americana a importância de US$ 30.000,00, acrescidos de outros US$ 20.000,00 doados pelas suas irmãs, para a construção no Brasil de uma Escola de Engenharia
Uma confissão é um conjunto de conceitos e valores que declaramos ser a expressão da verdade.
Uma universidade confessional é aquela que adota uma confissão explícita como referencial teórico no desempenho de suas atividades.
A linha confessional da UPM é “cristã, evangélica e reformada,” presbiteriana, com base nas Escrituras Sagradas.
Entendemos que não existe educação neutra, antes, sabemos que todo o ensino carrega a sua própria confissão, seja ela secular ou religiosa.
Como entidade confessional, o Mackenzie tem suas raízes na Bíblia e não pode deixar de derivar a sua visão educacional dela.
Assim, as escolas Mackenzie produziram uma proposta pedagógica com esse fundamento .