historia do direito
Aluna: Maria Edvangela dos Santos
Turma: 1° A
1-Segundo o Loïc Wac quant o que é pensamento crítico e qual é a sua influência hoje e seu papel diante dos problemas atuais?
É o que se refere ao exame avaliativo de categorias e formas de conhecimento para determinar sua validade e valor cognitivos; e um sentido marxiano, que aponta as armas as razão para a realidade sócio-histórica e se ajusta à tarefa de trazer à luz as formas ocultas de denominação e de exploração que lhe dão forma a fim de revelar, por comparação, as alternativas que distorcem e excluem. O pensamento mais crítico mais proveitoso é o que se situa na confluência dessas duas tradições e assim promove o casamento da crítica epistemológica com a social, questionando de maneira contínua, ativa e radical as formas estabelecidas de pensamento e as formas estabelecidas de vida coletiva. O conhecimento dos determinantes sociais do pensamento é indispensável para libertá-lo, ainda que modestamente, do determinismo que pesam sobre ele e assim nos colocar em posição de nos projetarmos mentalmente fora do mundo, tal como nos é dado para inventar, concretamente, outros futuros que não o que está inscrito na ordem de coisas. Em suma, pensamento crítico é o que nos dá os meios de pensar sobre o mundo tal como ele é e tal como poderia ser.
Forte no sentido primeiramente, de que nunca foram tão grande as nossas capacidades teóricas e empíricas de entender o mundo social, ou ainda , a anatomia dos mecanismos de legitimação da denominação tecnocrática e do poder de classe feita. A nobreza de estado, e ainda assim esse mesmo pensamento crítico é terrivelmente fraco de um lado, porque ele sempre se permite ser fechado e sufocado pelo microcosmo acadêmico e, de outro lado, o fato de hoje ele se encontrar ao pé de uma verdadeira grande muralha simbólica, formada pelo discurso neoliberal e seus muitos subprodutos que invadiram todas as esferas da vida cultural e social, sendo