Historia do direito
Para Hobbes os homens no Estado de natureza eram todos iguais, tendo a mesma faculdade de corpo e espirito. Sendo eles iguais, levariam a uma grande ‘disputa’ entre os mesmos gerando então o Estado de guerra, em que todos os homens poderiam usar cada um o seu próprio poder para defender seu direito de vida. Devido a isto os homens viviam em constante isolamento, surge então a famosa frase: “O homem é o lobo do Homem.”
Hobbes explica que nesse Estado existem três fatores importantes que geram a discórdia, são eles: competição; Ataque de homens contra homens visando a obtenção do lucro. Desconfiança; A segurança dos próprios, podendo estar em risco. E a gloria; uma forma de respeito com o homem de maior poder.
Concluindo o pensamento: O Estado de natureza é um constante Estado de guerra.
2- Explique o Estado de natureza de John Locke:
Para Locke no Estado de natureza, os homens desfrutam de plena liberdade, falta de leis, eram considerados bons, tendo o direito de dispor de posses próprias. Locke fazia muitas referências a Bíblia e dizia que havia uma lei da natureza que ensinava todos os homens a serem iguais e que nenhum individuo poderia prejudicar ao outro, seja na saúde, na liberdade ou nas posses. Já no Estado de Guerra os indivíduos usam a força para ferir o outro mas sem a legitimidade.
3- Encontre semelhanças e diferenças entre o pensamento de Hobbes e Locke:
Semelhanças: São contratualistas, para eles havia a existência de dois Estados, o Estado de Natureza, e sendo ele não suficiente para ambos, a criação do Estado Social.
Diferenças: Hobbes era contratualista acreditava que a sociedade foi criada por um contrato.Hobbes era absolutista, concentrava o poder em uma só pessoa sem depender de outra. Locke era antiabsolutista acreditava na vida em sociedade.
4- Qual é o conceito da Política? Qual a relação entre Política e Direito? A palavra política vem do grego "Polis", significa