Historia do direito
Escola evolucionista : Na escola evolucionista predomina o acumulo de conhecimento sobre os povos primitivos. O evolucionismo estuda a sociedade desde as mais primitivas até as mais civilizadas. A evolução cultural remonta a uma reflexão muito antiga a respeito das diversidades culturais.
Escola francesa séc xix : A escola francesa fazia a definição dos fenômenos sociais como objetos de investigação sócio-antropológica. Definição das regras do método sociológico. Na cultura da escola francesa predominava as representações coletivas. Solidariedade orgânica e mecânica. Formas primitivas de classificação (totemismo) e teoria do conhecimento. Busca pelo Fato Social Total (biológico + psicológico + sociológico). A troca e a reciprocidade como fundamento da vida social (dar, receber, retribuir).
Escola Funcionalista : A cultura funcionalista da ênfase no trabalho de campo,na sistematização do conhecimento acumulado sobre uma cultura, ou seja em cultura na sua totalidade. Mostra interesse pelas Instituições e suas Funções para a manutenção da totalidade cultural. A teoria funcionalista aborda globalmente os meios de comunicação de massa no seu conjunto.
Culturalismo Norte – americano ( Década de 30 ) : Buscava leis no desenvolvimento das culturas e entender a relação entre cultura e personalidade.Dava Ênfase na construção e identificação de padrões culturais (“patterns of culture”) ou estilos de cultura (“ethos”).
Estruturalismo : Busca das regras estruturantes e princípios de organização das culturas presentes na mente humana. Aborda globalmente os meios de comunicação de massa no seu conjunto. A questão de fundo já não são os efeitos, mas as funções exercidas pela comunicação, o que a distancia das teorias precedentes. O equilíbrio e a estabilidade do sistema, provêm das relações funcionais que os indivíduos e os subsistemas ativam no seu conjunto. A palavra-chave desta cultura é função.
Difusionismo : veio em resposta ao