Historia do Direito simonsen
Como empecilho ao desenvolvimento no setor privado e aos interesses da acumulação industrial privada, Simonsen destaca três problemas básicos: oposição à elevação dos salários e na tributação aos lucros, preservação dos mercados e defesa da ampliação de crédito.
Em relação à tributação e elevação salarial ele defendia a preservação da taxa de lucro empresarial, diferentemente dos desenvolvimentistas do setor público, era a favor do salário mínimo, porém contra os reajustes constantes e encargos pesados, sendo que ele não discute o subemprego, termo este antiliberal.
Ele também defendia mais crédito como subordinação da política monetária à política econômica para fomento das atividades produtivas e à ampliação do capital nacional. Argumenta que uma queda nas exportações carreta emdesequilíbrio na balança de contas, além de queda na taxa de câmbio. Para isso, a solução seria uma restrição das compras do país através de seleção das importações brasileiras.
Esta é uma introdução ao pensamento desenvolvimentista de Roberto Simonsen, um de nossos primeiros pensadores modernos dos problemas ligados à industrialização e seus aspectos sociais. Simonsen teve uma participação ativa no primeiro governo Vargas como homem