Historia do direito: egito e mesopotâmia
A RELIGIÃO E O DIREITO
• Essas Grandes civilizações “floresceram” numa mesma época – num raro exemplo de simultaneidade do tempo histórico: elas foram construídas de forma lenta, mas a finalização do processo de mudança dá-se no mesmo período.
• Existem indícios de existência de vida humana na Mesopotâmia e Egito já na Era Neolítica (ano 7000 a.C. na região da Mesopotâmia12 e 5500 a.C. no Egito). Mas é no quarto milênio a.C. que a proximidade de datas fica mais evidente. Ambas as civilizações urbanizam-se e adotam a escrita em períodos muito próximos. MESOPOTÂMIA EGITO
Presença humana + ou – 7.000 a.C. + ou – 5.500 a. C
ESCRITA + ou – 3.100 a.C. Entre 3.000-3.100 a.C
CIDADES Entre 3.100-2.900a. C. Entre 3.100-2.890 a.C
• São processos AUTÔMOMOS – NÃO HÁ INFLUÊNCIA COMPROVADA de uma civilização sobre o desenvolvimento da outra.
• MAS suas localizações junto a bacias hidrográficas, com solo fértil, propício à agricultura, a navegação fluvial (essencial ao desenvolvimento e à sofisticação do comércio) o que culmina com maior número de habitantes/população concentrada em cidades e consequente desenvolvimento político e econômico.
EGITO
AS CRENÇAS:
• Os períodos de cheia (recuo das águas do Nilo são previsíveis e estáveis; em se tratando de povos de credo politeísta, é comum a associação entre as divindades e os fenômenos da natureza. Assim, a regularidade do ciclo das águas do Nilo trazia, aos habitantes do Egito antigo, urna sensação de continuidade, de evasão da passagem do tempo, que acabou por ser associada a um rito de imortalidade: o culto a Osíris.
A POLÍTICA:
• Forma de Governo: Monarquia;
1. Desde a consolidação da unificação dos reinos do Sul e do Norte (c. 3100 a.C.) até o final dos períodos de predomínio persa (525-404 e 343-332 a.C.) e início da dominação romana (30 a.C.), consolidou-se uma monarquia unificada, com um poder central bastante definido, o faraó, e com uma capital instalada em determinada