Historia Do Conceito De Sa De Resumo
Universidade Camilo Castelo Branco
Pedagogia
Amanda Meirino Rodrigues
Jéssica Braga de Paula
Priscilla de Lima
Resumo: História do conceito de saúde
Educação e Saúde
São Paulo
2015
História do Conceito de Saúde
O conceito de saúde e doença atende a valores vigentes como a masturbação, a Drapetomania e a disestesia etiópica. Historicamente as doenças são entendidas baseadas nos seus diferentes conceitos. As concepções de enfrentamento de doenças eram mágico-religiosa em que a doença era um castigo divino pelos seus pecados e somente a fé curava e a visão racional.
Segundo a teoria de Hipocrates existem 4 fluidos: a bile amarela, a bile negra, a fleuma e o sangue. Para Hipócrates, o sujeito saudável era o que tinha o equilíbrio desses elementos. Ele via o homem como uma unidade organizada e entendia a doença como uma desorganização desse estado.
A obra hipocrática caracteriza-se pela valorização da observação empírica. A teoria dos Miasma foram baseadas pelas ideias hipocráticas sobre fatores ambientais ligadas a doença.
Os romanos receberam influencia dos gregos via a causa da doença como endógena, no físico ou nos hábitos. No Oriente a concepção de saúde e doença se aproxima das concepções hipocráticas. Forças vitais em equilíbrio. Na idade Média europeia a doença é influenciada pela religião, porém recebe algumas influências hipocráticas. Para Paracelsus as doenças eram provocadas por agentes externos ao organismo. Os processos que ocorrem no corpo humano são químicos e os remédios também deveriam ser químicos. O desenvolvimento da mecânica influenciou as ideias de Descartes no século XVII sobre o dualismo mente-corpo superando a concepção humoral da doença.
No século XVIII não houve grandes progressos na luta contra doenças que eram aceitas com resignação. Já no século XIX registrou a revolução pasteuriana - a redescoberta do microscópio. Com isso houve a introdução de soros e vacinas, os fatores etiológicos , a cura e a prevenção e