historia do computador
Ada Lovelace e Charles Babbage estavam muitos avançados para o seu tempo, tanto que até a década de 1940, nada foi inventado como seu computador analítico. Até essa época foram construídas muitas máquinas mecânicas de somar destinadas a controlar negócios como caixas registradoras e algumas máquinas inspiradas na calculadora diferencial de Babbage, para realizar cálculos de engenharia.
As primeiras máquinas
O escocês John Napier, inventou os logaritmos e também inventou os ossos de Napier, que são tabelas de multiplicação gravadas em bastão que evitava a memorização da tabuada.
A primeira máquina de verdade foi inventada por Wilhelm Schickard que realizava a funções de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Logo após essa invenção veio a primeira calculadora chamada Pascaline, que realizava somas e subtrações, inventada por Blaise Pascal.
A máquina de Pascal foi criada para ajudar seu pai a computar impostos. Foi um projeto bastante aprimorado pelo matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz, que também inventou o cálculo e sonhou que futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo uso de uma alavanca.
Todas essas maquinas não passava perto de ser um computador de uso geral, pois não eram programáveis.
Babbage
A ideia de programar uma máquina veio com a necessidade de que as máquinas de tecer produzissem padrões de cores diferentes. Logo após a ideia de programar surgiu, no século XVIII foi criada uma forma de representar os padrões de cores em cartões de papel perfurado, que eram feitos manualmente. Em 1801, Joseph Marie Jacquard inventou uma maquina que tecia, com uma leitora automática de cartões.
A ideia de Jacquard chegou até Charles Babbage um professor de matemática que desenvolveu uma