historia do computador 2000
Foi lançado o processador Pentium 4 pela Intel.
Em 3 de abril o governo dos E.U.A. acusou a Microsoft de abusar do seu monopólio de sistemas operacionais a fim de controlar o mercado de programas de navegação na Internet, integrando o Internet Explorer ao Windows e determinando prejuízo na venda de pcs com outros navegadores. O juiz determinou que o sistema operacional fosse separado do navegador. A Microsoft lançou o programa "Internet Explorer Eradicator".
Foi lançado o Windows Millenium Edition (ME), a última versão do sistema da MS baseada no código do Windows 95, na tentativa de compatibilizar aplicações de vídeo, áudio e redes domésticas. Incluía o Microsoft Windows Media Player.
Ainda no ano 2000 foi lançado o Windows 2000 Professional, baseado na versão do Windows NT 4.0, considerada a mais estável até então. Permitia a instalação tanto de hardware como de software de modo mais simples.
Foi lançada a câmera fotográfica digital da "Canon", a Digital Elph S100, revestida em aço e pequena, com resolução de 2,1 megapixels, zoom ótico de 2x e foco automático.
A chamada "bolha da internet" teve seu ápice em 2000. Em março a bolsa eletrônica Nasdaq atingiu pontuação recorde de 5.048,62 pontos. Depois, entrou em queda que chegou a 74% em 30 meses. O valor das ações das empresas de tecnologia caiu fortemente em mercados de todo o planeta.
Foi lançado o telefone móvel Smartphone QCP6035 da "Kyocera". Tinha 8 megabytes de memória interna e display monocromático. Foi o primeiro celular baseado em Palm usado por um grande número de usuários.
Em 26 de julho, a juíza Marilyn Patel declarou que o Napster deveria ser encerrado. Nesse dia o tráfego no serviço gratuito foi elevadíssimo. Logo o Napster faliu.
No entanto, para a indústria, era tarde. Muitos outros programas P2P surgiram, inclusive em versões melhores, mais seguros do ponto de vista legal e já