Historia do Ceara
3. José Lourenço e Sociedade do Caldeirão
3.1. Como Tudo Iniciou
Aos vinte anos de idade chegava a Juazeiro o paraibano José Lourenço Gomes da Silva, em busca de orientação do Padre Cícero, então no auge dos acontecimentos milagrosos. O padre recomendou a José Lourenço que fizesse penitência durante um determinado período e voltasse à sua presença.
No fim do tempo marcado, Padre Cícero dizendo ter para ele uma missão, mandou que se estabelecesse no Sítio Baixa Danta, na qualidade de rendeiro. José Lourenço transformou com trabalho diligente e planejado, uma terra árida numa das propriedades mais férteis da região.
Lavrador primoroso, nas cerimônias religiosas vestia um hábito de beato, carregando às costas uma cruz, conduzindo penitentes ou simples devotos em procissões. Solteiro, dividia o produto do seu trabalho com os mais necessitados. O padre mandava para Baixa Danta os romeiros mais desvalidos, os fugitivos de perseguições, os que precisavam ser reeducados no trabalho.
3.2. A Prisão de José Lourenço
Personalidade marcante pelo número de adeptos que o seguia em todas as decisões, despertava entre a população regional, muito respeito ou muita inveja. Era da total confiança do Padre Cícero que o usava como mensageiro em missões que requeressem sigilo, além de lhe confiar o trabalho de doutrinação de muitos romeiros.