HISTORIA DO CEARA
- A origem do nome Ceará é imprecisa. No início era escrito com “s”: Siará, Seara, Ciará e Ceará, com diferentes significados conforme os diversos autores: “cantar forte”, “canto da jandaia”, “pequeno periquito”, “abundância de caça”, “caranguejo branco” ou uma variação de Saara (deserto africano).
- Antônio Cardoso de Barros, donatário da capitania, não tomou posse da terra. O Siará Grande só começou a ser conquistada pelos portugueses no início do século XVII, com a bandeira de Pero Coelho( Forte de São Tiago, na Barra do Ceará) e com a missão catequética dos padres Francisco Pinto e Luis Figueira. Ambos fracassaram.
- O mito fundador do Ceará foi formulado pelo romancista José de Alencar que atribuiu a conquista do território a um ato de amor entre a índia Iracema e o guerreiro branco Martim, pais do primeiro cearense , Moacir – o filho da dor. O guerreiro branco era Martim Soares Moreno que edificou na barra do rio Ceará o Forte de São Sebastião e é considerado pelos escritores românticos o “fundador do Ceará”.
Fonte: Blog do Prof. Evaldo e Amigos - História do Ceará: Um Resumo - 1° Parte