Historia do Brasil
Júlio César Batista Bóia
2º série – 3° Bimestre
A Revolta dos Alfaiates - O dia em que o povo ganhou*
Duração prevista: 04 aulas (50 minutos cada)
Área do conhecimento: História do Brasil
Assunto: As tentativas dos movimentos populares em busca de independência no Brasil colônia e seus reflexos na atualidade.
Reconhecer e identificar a participação popular no processo de independência.
Perceber as transformações promovidas pelos movimentos de cunho popular, embora sufocados, através da resistência na construção da cidadania e propiciar a compreensão das relações que os diversos grupos humanos estabelecem entre si por meio das ações, dos múltiplos sujeitos históricos. Introdução
Após a proclamação de Independência, no dia 12 de outubro de 1822, Dom Pedro foi nomeado imperador do Brasil em cerimônia realizada no dia 1º de dezembro, iniciando o período denominado de Primeiro
Reinado (1822-1831). Este período ficou marcado pelas alianças políticas que o imperador manteve com uma elite conservadora, de grandes proprietários de terras, conservou alguns ministros de ideias liberais que apoiaram a Independência: José Clemente Pereira e Joaquim Gonçalves Lêdo, que faziam veemente oposição a José Bonifácio, acusando-o de ser conservador.
Aproximadamente duas décadas antes ocorreu um movimento de cunho popular que teve por objetivo alcançar independência nos aspectos político e socioeconômico. Entendamos que devido à configuração colonial não havia uma visão de unidade nacional.
1ª e 2ª aulas - Exibir vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=1wfCnsYgzX8
Utilizar questionário e promover debate, elaborado através do vídeo, com o propósito de ampliar o conhecimento do assunto:
Leia a frase da historiadora Patrícia Valim “O avanço econômico da Bahia do século XVIII não alcançou a maioria”. Como podemos entender a sua afirmação?
Todos os historiadores entrevistados ao compararem a Revolta dos Alfaiates com