historia do brasil e do parana
Em 1453, quando os turcos otomanos conquistaram o Mediterrâneo oriental e a cidade de Constantinopla, o comércio entre a Europa e o Oriente ficou ainda mais difícil, aumentando à necessidade de encontrar uma nova rota para as Índias. Com isso os portugueses tiveram que descobrir outra rota, Segundo a história em uma dessas viagens eles se perderam e descobriram o Brasil.
2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.
“A terra em si é de muito bons ares frescos e temperados (...). Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem”!
“A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência (...). Neste dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, (...) os beiços furados, (...) rapados até por cima das orelhas (...). Seus corpos são tão limpos e tão gordos e tão formosos que não pode ser mais”.
3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.
A cana-de-açúcar foi o produto mais importante da economia colonial brasileira. Na fase da ocupação da colônia, a partir de 1530, a plantação da cana ocupou grande parte do litoral do nordeste. Estavam ali os grandes engenhos, conhecidos como fábricas de açúcar.
Porém, a primeira