Historia do bale
Em oposição do século XIII e XIV foi conhecido como “Século negro”, dançava-se ate para espantar a morte. Foi no século XIII e XIV que os artistas começaram a ensinar á nobreza a poloise originaria de danças camponesas, que mais tarde seria inserido em alguns bales.
No século XV começava na Itália um movimento de renovação, a nobreza para ostentar começava a dar grandes festas, com vários artistas entre eles Leonardo da Vinci, na qual criava roupas e efeitos especiais.
Em 1459 foi apresentado o primeiro triunfo, considerado o primeiro bale, logo veio o carnaval de Veneza no qual usavam mascaras e o casamento de Catarina de Médici com Duque Orleans assim levando o espetáculo para corte francesa. Em 1581 teve o primeiro bale da corte durando 6 horas e deixando de ter somente participação masculina para ter algumas damas da corte fazendo participação e pode se falar que foi o primeiro corpo de bale.
Na passagem do século XVI a dança ainda era ligado a festa, mas na Itália desenvolve em forma de representação, onde os personagens passam a ser plebeus vivendo amores , dando exemplo ao famoso trio : “ Pierro Alerquim e Colombina”.
O rei Luiz XIV amava dança e acabou criando vários personagens para si próprio, sua grande apresentação foi o Rei-Sol o triunfante espetáculo que durou 12 horas, este Rei em 1661 fundou a academia “ royali de La dance”. A dança tornou-se mais que um passatempo da corte e saiu dos salões e foram para o teatro, foi quando o professor Pirre Beauchamp criou as 5 posições dos pés que se tornaram base para o bale .
Em principio eram todos bailarinos