Historia do atletismo na Bahia
O termo Atletismo deriva do grego “Athlos” e significa combate. Consiste em um conjunto de exercícios corporais baseados nos gestos naturais do homem, tais como a marcha, a corrida, os saltos, e os arremessos. Sendo que, a origem destes movimentos pode ser encontrada na espécie humana.
Enfrentando o meio ambiente, oscilando entre a hostilidade e a benignidade, o homem primitivo corria, saltava e lançava, reagindo instintivamente de tal maneira, que seus movimentos básicos, tornaram-se hoje os exercícios utilizados no Atletismo1.
No mundo, o atletismo emergiu com o crescente número de competições internacionais e dos Jogos Olímpicos, que impulsionaram a formação de um órgão que dirigisse o Atletismo, para monitorar e registrar os recordes, e estabelecer um código universal de regras. Foi criada, então, a Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF).
No Brasil, o atletismo teve início pelo pedestrianismo (corrida de rua), e a primeira corrida rústica realizou-se em Salvador, Bahia, em quinze de novembro de 1906, com um percurso de 5.000 metros, da igreja de Nazaré ao Largo da Vitória2.
Diante da ausência de registros mais completos a respeito da história do atletismo na Bahia, esta pesquisa investigatória surgiu com o objetivo de reunir informações sobre os principais circuitos e atletas e, sobre o funcionamento e importância da Federação Baiana de Atletismo, oriundas de documentos e relatos, obtidos através de dirigentes, técnicos, atletas, instituições relacionadas ao esporte e arquivos de jornais locais. Visa ainda, destacar a importância do atletismo para a sociedade, uma vez que promove a inclusão social, assim como todas as outras modalidades esportivas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. O ATLETISMO NO MUNDO
Em 1912, foi realizado um Congresso em Estocolmo para a criação de uma Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF). Países dos continentes Europeus, norte americano e sul americano estiveram presentes nesta