Historia Direitos Humanos
O texto faz uma viagem histórica que se inicia com O Código de Hamurábi (por volta do século XVIII a.C.) até os dias atuais. Este estudo é de suma importância para entendimento da evolução dos DU, é mostrado como foram árduos os trabalhos e conquistas da humanidade em diferentes momentos históricos.
Inicialmente, bem antes do conceito em si, é possível verificar que não se possuía nenhuma lei ou igualdade entre os homens, é fácil notar pela separação das classes, separação estas que foram utilizadas até a poucos séculos passados. Esta distinção das classes é uma forma clara de desigualdade, existiam os donos de terras, os trabalhadores e o restante da sociedade.
É difícil de se entender como a classe que governava e faziam com que as leis da sociedade fossem seguidas, não entendessem a importância da classe dos trabalhadores para o bom funcionamento e sustento da cidade, também é difícil de se entender como estes trabalhadores que sustentavam a realeza, se submetiam e aceitavam a desigualdade emanada pelos governantes.
Somente após o entendimento da importância das classes desprovidas de “terras” foi possível um pequeno passo para iniciar um nascimento do conceito de igualdade, onde foi possível que alguns poucos plebeus pudessem acompanhar e se manifestar perante as decisões dos governantes.
Com o início das formações das assembleias, gradativamente a população iria sendo inserida nas tomadas de decisões políticas, visto sua importância, conforme explicada acima. Para que a igualdade entre todos seja conquistada a principal ferramenta é a conscientização dos governantes, que com aprovação de leis, pode garantir que todos os homens sejam iguais.
Durante as etapas históricas do passado, todas as