Historia de Pirapozinho
Antes de sugir lugarejos, vieram para cá alguns pioneiros de, Minas Gerais, do Nordeste, de regiões Paulistas, que aqui adquiriram sítios ou trabalhavam na lavoura, que era a única fonte de ecônomia ao lado da extração de madeira como consequência das derrubadas.
Assim Pirapozinho constituiu-se como lugarejo ligado a Presidente Prudente, através de picada aberta no meio da mata, de propriedade dos Srs.Francisco Bertasso e Benedito Reis Barreiro.
Surgiu em 15/11/1933, com a primeira casa construida por Francisco Nanci. O loteamento foi iniciado por Benedito Barreiro e Francisco Bertasso. A planta da cidade foi projetada pelo Dr. Alvino Gomes Teixeira, diretor de obras da prefeitura de Presidente Prudente, a qual não previa nenhuma avenida.
Em 1934 foi construida a primeira capela, onde está localizada a matriz, qual foi consagrada São João Batista, padroeiro da cidade.
Em 1936 foi criado distrito da paz com o nome de São João, distrito de Presidente Prudente, em 1953 foram incorporados os distritos de Estrela do Norte, Belo Horizonte ( que hoje é patrimônio), Tarabai, Narandiba que já fazia parte do município.
O município foi criado pela lei nº233 de 24/12/48, as eleições para prefeito foram realizadas em 13/03/1949 e a posse ocorreu em 09/04/1949.
Pirapozinho, que sucedeu o distrito São João, origina-se do rio Pirapozinho que nasce na sede do município como um filete de água. Pirapozinho quer dizer no Tupi-guaraní “ rio onde o peixe salta ou mora” segundo o indigenista Gumercindo Guimarães o correto seria Pirapó Mirim.
O primeiro prefeito foi o Sr. Manoal Marques Silva o seu vice-prefeito o Sr. Joaquim Mel De Aguiar , no periodo de 09/04/1953.
O atual prefeito é o Sr Marcos Antônio Brambila e o vice-prefeito é Antonio Cordeiro seu mandato começou no dia 01/01/2009 e acabara dia 31/12/2012.
Curiosidade sobre a cidade
É conhecida como Cidade Jóia de Alta Sorocabana ou Cidade Brubol, devido a sua importância tanto