Historia de Lorena - SP
Sua população estimada é de aproximadamente 100.000 habitantes porém, segundo o IBGE, conta-se 82.770 residentes. Sua área que era de 470 km² passou a ser de 414 km² após a emancipação política de Canas, seu último distrito. A densidade demográfica é de 211,4 hab/km².
Economia
A cidade de Lorena conjuga as melhores condições de desenvolvimento no estado de São Paulo. Lorena se destaca por estar estrategicamente localizada entre os principais centros consumidores do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e por contar com a infraestrutura necessária para o suprimento de importantes matérias primas, bem como para o escoamento de produtos para o exterior.
Além de contar com excelente infraestrutura rodoviária e ferroviária, Lorena está estrategicamente localizada nas proximidades de 4 dos 9 principais portos do Brasil, quais sejam, Santos, Sepetiba, Rio de Janeiro e São Sebastião. O Porto de São Sebastião, o mais próximo porto de Lorena, recentemente iniciou processo de diversificação de produtos transportados com o início de exportação de automóveis.
Adicionalmente aos pontos acima, Lorena destaca-se por contar com três universidades, sendo uma unidade da Universidade de São Paulo - USP com cursos na área de engenharia química e de produção, FATEA e UNISAL, estas últimas voltadas para a área de humanas. A presença de três centros de ensino de excelência é, também, um fator de atração de novas indústrias.
Ainda em 2013 a Comil, uma das maiores fabricantes de ônibus do país, inaugurará sua a produção de ônibus urbanos e um grupo paulistano implementará até o final de 2014 um condomínio fechado de alto padrão abrangendo 130 lotes residenciais de alto padrão.
CLIMA
Na região o tipo climático dominante é do tipo tropical úmido (IPT,1993) com as variações naturais decorrentes das mudanças de relevo e incidência das chuvas. Os altos da Serra da Mantiqueira ao norte da área e a borda da Serra do mar, ao Sul, representada na parte mais