Historia De Jos
José foi o preferido filho de Jacó (Israel), embora ele não fosse o primogênito, mas era o primeiro filho de sua amada esposa Raquel, era filho de sua velhice.
Seus irmãos o invejam, tinham raiva de José por ser o favorito de seu pai, por ganhar uma linda e colorida túnica, e por esta inveja e maldade em uma cisterna o jogaram. Seus irmão queriam tirar sua esperança,seus sonhos,ficaram bravos pelos sonhos que José.
Ele havia sonhado que onze feixes se dobravam diante do seu feixe, com isso os irmãos o jogaram e passando ao caminho onde eles estavam à caravana de Gileade, cumprindo a vontade de Deus comprou a José, ele porem permaneceu fiel, em todo instante.
Seus irmãos mentiram para Jacó que José estava morto, mas na realidade foi vendido como escravo.
Após sua chegada, no Egito foi comprado por Potifa (oficial e capitão da guarda do Faraó), de quem conquistou a confiança e tornou-se o cuidador dos criados e administrador da casa.
Na casa de Potifar, acabou estudando, e aprendendo seu dialeto, seus costumes, mais jamais se prostou á aquela idolatria que havia sobre aquele reino, sobre aquela nação.
Em tudo que José colocava suas mãos Deus era com ele, e o abençoava. Tudo ia bem,prosperando...até que...
...Foi preso após acusação injusta, acusado por seduzir e tentativa de abuso sobre uma mulher linda e acima de tudo mulher esta de Potifar, ela mentiu. Gên. 39:7–20.
Conduzido então até a prisão, seu coração se angustiou porem não se esqueceu de seu Deus,mesmo La tudo se transformou,era como se fosse o administrador da prisão, tornou-se conhecido como intérprete dos sonhos. Mesmo em sua tristeza,não negou á sua fé.
Lá, ele decifrou o sonho do copeiro-chefe e padeiro-chefe do palácio do Faraó, que por sua vez encontrava-se preso, Gên. 40 E tudo aconteceu como ele interpretou,
Quando aconteceu isso, apenas falou para que o copeiro que o lembrasse dele. E assim aconteceu, Deus fez faraó sonhar, fez José interpretar, depois colocou José para o