Historia de ji-paraná
Campus De Ji-Paraná
Departamento de Ciências Humanas e Sociais- DCHS
Relatório de Atividades
Disciplina: Fundamentos e Práticas do Ensino de História Prof. Paulo Gastaldo
Acadêmicas:
Odete Diogo Pereira da Silva
Damares Rodrigues dos Santos
Ji-Paraná, junho de 2011
1.0 Referencial teórico
2.1 Concepção de ensino de História para os anos iniciais
A política em todos os tempos teve muita influência sobre o ensino de História. No Brasil, após a proclamação da República em 1889, a prioridade passou a ser a construção da própria identidade. O que seria ensinado nas escolas era definido com muito cuidado pela elite, que tinha o objetivo de garantir a existência de um estado-nação, sendo assim os conteúdos visavam enaltecer os grandes heróis nacionais e seus feitos políticos gloriosos. Desde então, não se vê muitas mudanças na maneira de ensinar e o que ensinar sobre História, pois a influência de grandes homens que sempre estiveram no poder determinou este ensino.
Dentro do ensino de História é possível trabalhar com múltiplas abordagens, que até pouco tempo não estavam em sala de aula, mais que hoje devem ser vistas com destaque. Por isso, tornou-se importante o trabalho com diversas fontes e o relacionamento do passado com o presente. Sendo assim o professor deve ter uma clara compreensão desse processo, para desenvolver na turma uma postura crítica e assim dar aulas consistentes.
Com a chegada dos jesuítas ao Brasil em 1549, foi fundada a primeira escola. Eles usavam apenas textos históricos como suporte para ensinar a ler e escrever e seus conteúdos, que sequer eram discutidos. Foi apenas em 1837 que o Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, instituiu a História como disciplina obrigatória e autônoma. O estudo sobre o Brasil era feito apenas parcialmente, pois o foco era a formação da civilização ocidental. O Instituto Histórico e Geográfico